Entre os diversos projetos desenvolvidos na região, apresentamos aqui o DRS do Leite e o Projeto Escola Sagarana.
Projeto Escola Sagarana
O “Projeto Escola Sagarana” pretende viabilizar a criação e articulação em rede de espaços pedagógicos de educação complementar e inserção das escolas no projeto de desenvolvimento humano, social e sustentável da microrregião Urucuia Grande Sertão.
Esse projeto piloto, inicialmente, implantará uma BASE (Base de Articulação de Sujeitos e Educadores Sociais) na comunidade de Sagarana, por meio de quatro oficinas permanentes para formação de sujeitos e educadores sociais participativos de projetos de desenvolvimento com abordagem territorial.
São elas: Oficina de Desenvolvimento Territorial; Oficina de Capacitação da Comunidade Escolar; Oficina do Empreendedor e Oficina de Arte, Cultura, Ecologia, Esporte e Lazer.
O meta do projeto é implantar um modelo de desenvolvimento humano, social e sustentável, transformando-se em uma espécie de agência de desenvolvimento sustentável micro-local articulada em rede micro-regional, que ajude, reforce e contribua para a criação e consolidação desse novo modelo de desenvolvimento inclusivo.
O diferencial está no fortalecimento da cultura local tendo como referência as bases políticos-culturais do Vale do Urucuia (microrregião Urucuia Grande Sertão), pois qualquer projeto de educação e desenvolvimento sustentável deve estar enraizado em sua cultura, história, tradições.
Para tanto, o projeto busca articular e estruturar um sistema de ensino que seja capaz de ultrapassar as paredes da escola e se encontrar com inúmeros espaços pedagógicos existentes e disponíveis nas propriedades rurais, nas comunidades, nas roças, nos sindicatos e associações.
Os ambientes educativos de formação não são apenas os espaços de sala de aula, mas também aqueles da produção agropecuária, da família, da convivência social, da cultura, dos serviços. A sala de aula se transforma num espaço específico de sistematização, de análises e de síntese, gerador de um conhecimento emancipador e pertinente à realidade do povo sertanejo.
Projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável da Cadeia do Leite (DRS do Leite)Foto: MDA
O objetivo principal do projeto é a implantação da unidade de pasteurização para beneficiamento de leite e seus derivados visando a melhoria da qualidade de vida, a inserção de hábitos alimentares saudáveis e a geração de trabalho e renda às famílias em estado de insegurança alimentar e nutricional no Território Urucuia Grande Sertão.
O projeto pretende incrementar a segurança alimentar e nutricional das famílias combatendo a pobreza e a desigualdade social. A estratégia é utilizar o fortalecimento do protagonismo local e a economia solidária dos municípios do CONSAD Urucuia Grande Sertão (Arinos, Bonfinópolis de Minas, Riachinho, Uruana de Minas e Urucuia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário