quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Festa de Sagarana Edição 2008: A parte de cada um no desenvolvimento territorial do Urucuia


Pizon: Movimento Sacode / Foto: Lidyane Ponciano

Brasília, 17 – “O que cada um pode fazer realmente para o desenvolvimento territorial do Vale do Urucuia?”. A pergunta foi feita pelo assessor da Agência de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Vale do Rio Urucuia (Adisvru), Rafael Pizon, aos participantes do Encontro com Lideranças Comunitárias.

O evento foi realizado no último dia 11, no distrito de Sagarana, em Arinos, noroeste de Minas Gerais. Assistência técnica, empoderamento das mulheres, informação, capacitação, mais recursos, integração de políticas públicas e autonomia em relação ao poder público foram algumas das respostas ouvidas no grupo. Capital de giro, coragem, fortalecimento de parcerias e concretização de arranjos produtivos também foram citadas.

O evento reuniu parceiros do Projeto de Desenvolvimento Sustentável Urucuia Grande Sertão, realizado, desde 2005, pela Fundação Banco do Brasil, a Adisvru e demais parceiros. A reunião foi direcionada para a discussão da necessidade de se chegar a um processo de governança para o projeto, que seja entendido e, mais importante, protagonizado por todos os envolvidos.

Pizon chamou a atenção para o conceito de ‘concertação’. “Ou seja, todos devem estar orquestrados para a mobilização, articulação e fortalecimento dos agentes produtivos, das instituições governamentais e organizações comunitárias”, explicou.

Para Jonas Paulo Teixeira, 19 anos, morador de Sagarana e aprendiz de marceneiro, o evento ressalta a necessidade de organização das pessoas. “A gente pode realizar tudo, mas é preciso mais incentivo ao trabalho, maior compreensão dos projetos e mobilização das pessoas daqui e dos parceiros”, disse.

Fonte: FBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário