O encontro da Santa e da Criança no centenário do Rosa / Foto: Lidyane Ponciano
Paraca recebe Missão Cruls em Sagarana / Foto: Lidyane Ponciano
Sagarana, distrito de Arinos, foi marco de uma grande festa no sertão do Vale do Rio Urucuia. De 10 a 12 de outubro, o articulador da Rede Mais, deputado Almir Paraca (PT-MG), reuniu parceiros – como a Agência do Vale do Rio Urucuia, a Fundação Banco do Brasil e o Sesc/MG – em torno de discussões que envolveram o centenário de Guimarães Rosa, a cultura regional como base para o desenvolvimento sustentável e os dias de Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil) e da criança.
Fizeram parte da programação atividades culturais e artísticas com foco na valorização das tradições culturais e regionais. Palestras, oficinas e ações voltadas para artes e ofícios foram realizadas como forma de conscientização das comunidades sobre a importância da conservação do cerrado como fonte de sustentação cultural dos habitantes do sertão.
O evento “Guimarães Rosa retorna a Sagara – Cultura, Identidade e Sustentabilidade” também discutiu o potencial do ecoturismo da região como oportunidade geradora de renda e promoção da cidadania, a disseminação de informações sobre a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), política de conservação do patrimônio cultural, estimulação à utilização de matéria prima natural do cerrado, por meio do extrativismo auto-sustentável para a produção de artesanato, e culinária típica.
O deputado Almir Paraca lembra: “Desde 1999, participamos dessa articulação, estamos na proposição dessa luta para desenvolver esse grande território que é o Vale do Rio Urucuia, um dos principais contribuintes à margem esquerda do Rio São Francisco”.
Paraca conta que além dos parceiros, as principais lideranças comunitárias dos 10 municípios do Vale do Urucuia reuniram-se para discutir, avaliar e projetar a continuação do Projeto de Desenvolvimento Sustentável Integrado do Vale do Rio Urucuia.
O deputado ressalta a importância do engajamento de todos nessas ações, na promoção dessas políticas, no enraizamento e na descentralização dessas políticas para garantir produção, renda e melhora de oportunidades e de qualidade de vida para a população no interior do Estado, particularmente nas regiões que têm a sua economia deprimida, como o Noroeste.
Festividades – Cavalgada, missa em louvor a Nossa Senhora Aparecida – com o Padre Preguinho, Folia de Reis e várias outras festividades coroaram “O Encontro da Santa e da criança, em Sagarana, no centenário do Rosa”.
O Grupo Teatral Herdeiros do Futuro, oriundo do projeto Escola Sagarana, apesentou três contos de Guimarães Rosa: “A hora e a vez de Augusto Matraga”, “Fita Verde no Cabelo” e “Famigerado”. O grupo existe há aproximadamente dois anos, é formado por jovens entre 12 e 19 anos que estudam nas escolas locais. O projeto pretende proporcionar à comunidade mais uma alternativa de geração de renda.
Os Risoterapeutas de Paracatu também fizeram sua parte educando e entretendo a mininada no dia das crianças.
A Missão Cruls foi recebida por uma comitiva de tropeiros, pelos moradores e pelos participantes do evento com muita alegria. A Missão Cruls faz parte do Projeto Revivendo Êxodos, em que aproximadamente 100 integrantes – entre alunos, professores e coordenadores – em comemoração ao centenário de Guimarães Rosa, aprofundam o contato com o universo roseano em uma caminhada por diversos municípios visitados por Guimarães Rosa.
Houve também o lançamento da coleção de camisetas Sagarana, do livreto “Guimarães Rosa Retorna a Sagarana - Cultura, Identidade e Sustentabilidade”, e do cordel “O Encontro da Santa e da criança, em Sagarana, no centenário do Rosa”. Mestres do artesanato, fiandeiras e artesãos da região demonstraram seus ofícios e promoveram intercâmbio.
O evento contou com a apresentação de “Causos e violas das Gerais”, promovida pelo Sesc, que levou à região o importante traço da cultura mineira e regional dos violeiros e músicos.
Uma árvore foi plantada simbolicamente em comemoração aos 200 anos do Banco do Brasil, as outras 199 mudas serão plantadas após o começo das chuvas. Essa iniciativa também cumpre uma missão ecológica que é a compensação de créditos de carbono.
O objetivo é minimizar as emissões de CO2, produzidas durante o evento. São levados em conta: o deslocamento de automóveis, o consumo de gás natural e eletricidade, assim como a produção de lixo.
Plenário – Após o evento o deputado Almir Paraca foi ao Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, na terça-feira, 14/10, cobrar da Emater uma ação articulada dentro da região para fortalecer os investimentos na diversificação da produção e agregação de valor aos produtos.
“É importante que a Emater participe das nossas discussões e do planejamento, auxilie diretamente na promoção da cadeia do leite, principal cadeia apoiada pelo Projeto Urucuia Grande Sertão, na diversificação da produção, por meio de apoio ao desenvolvimento da fruticultura e dos frutos do cerrado, da apicultura, da piscicultura, do artesanato e do turismo”, frisa o deputado.
Paraca também dá destaque às 13 mil barraginhas que receberam recursos da Fundação Banco do Brasil para contenção das águas das chuvas e o apoio da Codevasf para garantir o abastecimento e a perenização dos cursos d’água que abastecem os rios Urucuia e São Francisco.
Parcerias – Agência de Desenvolvimento Vale do Rio Urucuia, Associação de Apoio à Agricultura Familiar (Alfa), Fundação Banco do Brasil (FBB), Sesc/MG, Sebrae, Prefeituras, Mandato do deputado estadual Almir Paraca, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ministério da Integração, Embrapa, Minitério do Trabalho e Emprego, Secretaria Nacional de Economia Solidária, Instituo Estadual de Florestas, Codevasf, Banco do Brasil, Seppir, Incra, Governo do Estado, Emater Regional, Movimento Sacode e Alavanca Sagarana.
Veja algumas fotos do evento nos links abaixoDia 10/10/2008
http://www.almirparaca.com.br/?sessao=album&idAlbum=277
http://www.almirparaca.com.br/?sessao=album&idAlbum=272
http://www.almirparaca.com.br/?sessao=album&idAlbum=268
Dia 11/10/2008
http://www.almirparaca.com.br/?sessao=album&idAlbum=279
http://www.almirparaca.com.br/?sessao=album&idAlbum=276
Dia 12/10/2008
http://www.almirparaca.com.br/?sessao=album&idAlbum=286
http://www.almirparaca.com.br/?sessao=album&idAlbum=285
http://www.almirparaca.com.br/?sessao=album&idAlbum=284
http://www.almirparaca.com.br/?sessao=album&idAlbum=283
http://www.almirparaca.com.br/?sessao=album&idAlbum=282
http://www.almirparaca.com.br/?sessao=album&idAlbum=275
http://www.almirparaca.com.br/?sessao=album&idAlbum=274
http://www.almirparaca.com.br/?sessao=album&idAlbum=273
http://www.almirparaca.com.br/?sessao=album&idAlbum=269
http://www.almirparaca.com.br/?sessao=album&idAlbum=267
http://www.almirparaca.com.br/?sessao=album&idAlbum=266
http://www.almirparaca.com.br/?sessao=album&idAlbum=265
Nenhum comentário:
Postar um comentário