sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Xiko Mendes e Napoleão Valadares fazem palestra em Sagarana

Os escritores Xiko Mendes (Francisco da Paz M. de Souza) e Napoleão Valadares participam da mesa redonda “Identidade Cultural e o Desenvolvimento Sustentável do Vale de Urucuia – Movimento Sertão Recursivo e Poética da Imensidão” que acontecerá no dia 10/10, às 10h. Valadares promoverá palestra a respeito da obra de Guimarães Rosa, “Grande Sertão: Veredas”. Xiko Mendes, enquanto palestrante, discursará a respeito do Vale do Urucuia, relacionando a história da região à obra de Guimarães Rosa.

Xiko Mendes é membro efetivo da Academia de Letras do Noroeste de Minas (em Paracatu), da Academia Planaltinense de Letras (em Brasília), da Academia de Letras e Artes do Planalto (em Luziânia-GO) e da Associação Nacional de Escritores (ANE)".

É autor dos livros “O Mito da Interiorização através de Brasília” (1995), “Formoso de Minas no final do Século XX – 130 Anos” (2002), “Celebração de um Momento Único” (2003), “Idéias para um novo Projeto de Cidade em Formoso de Minas” (2007), “Eco-história Local: Formoso em Sala de Aula” (2007), “Com a Palavra, o Menino da Capuava” (2007), "FuXiko na Tribuna" (2008) e "O Centenário de Guimarães Rosa" (2008).

Napoleão Valadares é natural de Arinos (MG). Diplomado em Direito pela UnB e exerceu os cargos de Assistente Jurídico da União, Diretor de Secretaria da Justiça Federal, Assessor de Juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Advogado da União.

Em sua carreira como escritor, Valadares lançou mais de 15 livros, entre eles “Os Personagens de Grande Sertão: Veredas” (1982), “Urucuia” (1990), “Contos Correntes” (1988) e “Animal Político”, lançado esse ano. Participou e foi premiado em concursos literários, como o Concurso Petrobrás de Literatura, o Concurso de Contos Cidade de Cataguases, o Concurso de Contos Cyro dos Anjos, entre outros. Hoje, pertence à Associação Nacional de Escritores (de que foi presidente), à Academia de Letras do Brasil, ao Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, à Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário