sábado, 10 de outubro de 2009

Palestra destaca a importância da participação popular na preservação do cerrado

Aconteceu na sexta-feira, 09/10, a palestra "Cultura, Identidade e Sustentabilidade". Almir Paraca, Xiko Mendes e Napoleão Valadares falaram sobre a relação da obra de Guimarães Rosa com o esforço de fortalecimento da identidade regional para promover o desenvolvimento sustentável do Vale do Urucuia.

O debate evidenciou a necessidade da difusão da obra rosiana na região para fortalecer a auto-estima dos urucuianos, o amor pelo cerrado e pelo sertão. "Porque quem gosta e quem ama cuida e protege", declarou o deputado Almir Paraca.

O deputado reforçou a importância da valorização das potencialidades regionais e destacou a questão do pertencimento e do referencial cultural da região divulgadas por Guimarães Rosa. O escritor Xiko Mendes, durante sua fala, destacou o Vale do Urucuia e relacionou a história da região à obra de Guimarães Rosa. Manuel Valadares ressaltou a importância da obra de Guimarães Rosa e fez uma análise histórico-geográfica da região.

Palestra de Xiko Mendes

Palestra de Napoleão Valadares





Meio ambiente é tema de premiação em Sagarana

Aconteceu na manhã de hoje, 10/10, a premiação do melhor desenho e da melhor redação sobre o tema "Para você, qual a importância da árvore para a sua cidade?".

Após apremiação, a Caravana do IEF realizou uma série de brincadeiras com as crianças.

Alunos de sagarana aprendem a importância de se preservar o meio ambiente

Hoje, 10/10, pela manhã, os alunos da Escola Municipal Vasco Bernardes do Oliveira visitaram o viveiro do Instituto Estadual de Florestas (IEF), localizado na Estação Ecológica de Sagarana. Após a visita, foram distribuidas entre os estudantes cerca de 100 mudas de árvores nativas do cerrado. O plantio das mudas foi feito com o objetivo de educar e conscientizar os estudantes e aos presentes sobre a importância de se preservar o meio ambiente.com relação aomeio ambiente.

Depois, os alunos acompanharam o cortejo com a Folia de Reis de Paracatu e a Rede Mais. Durante a caminhada, o cortejo atravessou o distrito e se uniu à “Caravana de Prevenção Contra Incêndios Florestais” do (IEF) em uma grande festa.

O deputado Almir Paraca acompanhou o cortejo vestido de onça, representando a fauna. Na ocasião, falou sobre a importância da preservação ambiental e da valorização da cultura regional.

Tião Rocha realiza palestra em Sagarana

Nessa sexta-feira, 09/10, durante o 2º Encontro dos Parceiros do Vale do Urucuia, que contou com a presença de lideranças regionais,o subsecretário antidrogas e presidente da Fundação Educacional Caio Martins (Fucam), Cloves Benevides, falou sobre a importância da revitalização da Fucam e das parcerias firmadas na região. Salientou o trabalho do deputado Almir Paraca nesse esforço conjunto de revitalização da entidade.

Mesmo depois de um dia de atividades, os participantes ouviram atentamente a apresentação do educador popular Tião Rocha sobre a importância do desenvolvimento sustentável e sobre a proposta de transformar Sagarana, distrito de Arinos, no que está sendo chamado de Cidade Educativa. Trabalho que Tião Rocha já desenvolve nos municípios mineiros de Araçuaí e Curvelo.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

II Encontro dos Parceiros do Vale do Urucuia

Aconteceu hoje, 09/10, o II Encontro dos Parceiros do Vale do Urucuia. Com teve ampla representatividade dos parceiros e de lideranças locais e regionais, o evento foi marcado pela troca de experiências e pela proposição de projetos a serem implementados e ampliados no próximo ano.

Parceiros: Agência Vale do Urucuia, Alavanca Sagarana, Ancorart, Banco do Brasil, Cáritas Diocesana de Paracatu, Codevasf, Comunidade de Sagarana, Circuito Urucuia Grande Sertão, Consad, Consórcio Intermunicipal da Bacia do Urucuia, Copabase, Emater, Embrapa, Fucam, IEF, Incra, Iter, MDA, MDS, MI, MinC, Movimento Girassol, Movimento Sacode, Rede Mais, Sec-MG, Senaes/MTE, Seppir, Subsecretaria de Políticas Antidrogas, UnB.

Marca "Urucuia Grande Sertão" foi apresentada hoje

Na tarde de hoje foi apresentada, no galpão do Instituto Estadual de Florestas (IEF), em Sagarana, a marca que vai representar a região do Vale do Urucuia. A marca faz parte do projeto do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) desenvolvido na Universidade de Brasília (UnB). A iniciativa foi da Copabase, com apoio da Fundação Banco do Brasil.

Participaram do trabalho de pesquisa para elaboração da marca “Urucuia Grande Sertão”, Maíra Fontinele, Gabriela Gomes e Lívia Godoy. A equipe da UnB levantou dados referentes à riqueza natural da região, às tradições culturais e a outros elementos característicos. Elaboraram, também, uma pesquisa sobre a vida e a obra do escritor Guimarães Rosa.

Propostas para a II Conferência nacional de Cultura serão apresentadas hoje em Sagarana

Tiveram início na manhã de hoje as atividades programadas para a Festa de Sagarana. A primeira, foi a Conferência Intermunicipal de Cultural em Sagarana, distrito de Arinos, que começou às 8 horas e deve se estender até a tarde.

Entre as ações do evento, foi lido o regimento interno que ainda vai passar por aprovação. Além disso, foram formados Grupos de Trabalhos (GTs) para que se possam discutir propostas que, se aprovadas, serão encaminhadas para a II Cenferência Nacional de Cultura, prevista para acontecer em março de 2010, em Brasília.

Os grupos formados discutiram os seguintes assuntos:

1- Produção simbólica e diversidade cultural;
2- Cultura, cidade e cidadania;
3- Cultura e desenvolvimento sustentável;
4- Cultura e economia criativa;
5- Gestão e institucionalidade da cultura.


As atividades não haviam terminado até meio dia. Na parte da tarde, os grupos apresentaram as propostas elaboradas durante as discussões. À noite essas propostasserão votadas. As idéias aprovadas serão incluídas no relatório que será encaminhado à II Conferência Estadual de Cultura. Neste evento, haverá nova votação com as propostas de todo o Estado e as selecionadas serão encaminhadas para a etapa nacional.

Banda Elo Forte em Sagarana



Outra atração musical na festa de Sagarana é a Banda Elo Forte. O grupo se apresentará em dois dias do evento. O primeiro show está marcado para a meia noite do dia 10/10. O segundo para o dia 11/10 às 23 horas.

A Banda Elo Forte está no ramo há quase 1 ano. Mostra em seus shows um som variado, o que fez o grupo se tornar referência na região.

Os integrantes atuais são:

Danny - Vocalista
Vitor Costa - Baixista
Vinicius dos Santos - Vocalista / Violonista
Jéssica Del'Nero - Vocalista
Rodrigo Fernandes - Tecladista
Jonatas Antonio - Percussionista
Alisson Silva - Percussionista / Produtor
Pablo Neto - Baterista
Thayane Silva - Dançarina
Stella Pereira – Dançarina

Contatos para Shows:
(38)9970-1741 / (38) 9987-7730

Xiko Mendes e Napoleão Valadares fazem palestra em Sagarana

Os escritores Xiko Mendes (Francisco da Paz M. de Souza) e Napoleão Valadares participam da mesa redonda “Identidade Cultural e o Desenvolvimento Sustentável do Vale de Urucuia – Movimento Sertão Recursivo e Poética da Imensidão” que acontecerá no dia 10/10, às 10h. Valadares promoverá palestra a respeito da obra de Guimarães Rosa, “Grande Sertão: Veredas”. Xiko Mendes, enquanto palestrante, discursará a respeito do Vale do Urucuia, relacionando a história da região à obra de Guimarães Rosa.

Xiko Mendes é membro efetivo da Academia de Letras do Noroeste de Minas (em Paracatu), da Academia Planaltinense de Letras (em Brasília), da Academia de Letras e Artes do Planalto (em Luziânia-GO) e da Associação Nacional de Escritores (ANE)".

É autor dos livros “O Mito da Interiorização através de Brasília” (1995), “Formoso de Minas no final do Século XX – 130 Anos” (2002), “Celebração de um Momento Único” (2003), “Idéias para um novo Projeto de Cidade em Formoso de Minas” (2007), “Eco-história Local: Formoso em Sala de Aula” (2007), “Com a Palavra, o Menino da Capuava” (2007), "FuXiko na Tribuna" (2008) e "O Centenário de Guimarães Rosa" (2008).

Napoleão Valadares é natural de Arinos (MG). Diplomado em Direito pela UnB e exerceu os cargos de Assistente Jurídico da União, Diretor de Secretaria da Justiça Federal, Assessor de Juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Advogado da União.

Em sua carreira como escritor, Valadares lançou mais de 15 livros, entre eles “Os Personagens de Grande Sertão: Veredas” (1982), “Urucuia” (1990), “Contos Correntes” (1988) e “Animal Político”, lançado esse ano. Participou e foi premiado em concursos literários, como o Concurso Petrobrás de Literatura, o Concurso de Contos Cidade de Cataguases, o Concurso de Contos Cyro dos Anjos, entre outros. Hoje, pertence à Associação Nacional de Escritores (de que foi presidente), à Academia de Letras do Brasil, ao Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, à Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

IEF desenvolve campanha contra incêndio florestal em Sagarana




Sagarana recebe, no dia 10/10, a partir das 09h30, na sede Estação Ecológica do distrito, a “Caravana de Prevenção Contra Incêndios Florestais” do Instituto Estadual de Florestas (IEF). As ações foram desenvolvidas em parceria com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e envolvem prevenção, monitoramento, controle e combate a incêndios florestais.

A partir de apresentações teatrais, oficinas e gincanas gratuitas, a caravana levará à Sagarana campanhas educativas sobre o uso correto do fogo por produtores rurais, em processo de queimadas autorizadas. A caravana, também, incentivará a população do distrito a conservar as áreas de preservação ambiental, na região, protegidas pelo Estado.

“Bata suas asas nesta defesa”

“No combate à incêndios, cada um deve fazer a sua parte. Essa é a mensagem que o mascote da campanha “Bata suas asas nesta defesa”, um beija-flor, pretende deixar. O mascote foi escolhido com base na fábula que narra sobre um incêndio numa floreta na qual apenas o beija-flor fica para tentar apagar as chamas. Ao final da história, quando questionado sobre sua fragilidade, sobre a pequena quantidade de água que conseguia levar em seu bico e a respeito da efetividade de sua ação, o beija- flor responde: “ao menos, eu fiz a minha parte”.


Caravana da Rede Mais encontra caravana do IEF



 
A “Rede Social Mais – mobilização, articulação e integração solidária/sustentável – pela revitalização da Bacia do Rio São Francisco” (Rede Mais) se une à Caravana do IEF para percorrer Sagarana. A Rede Mais apóia a caravana em todas as atividades a serem desenvolvidas durante o encontro.

A Rede Mais trabalha pela revitalização do Rio São Francisco e promove o desenvolvimento sustentável e solidário da região. As mobilizações realizadas pela Rede envolvem elementos artísticos, culturais e populares.

Fonte: IEF

Estudantes de Sagarana contribuem para a preservação do cerrado

Pensando na qualidade ambiental de Sagarana, alunos da Escola Municipal Vasco Bernardes de Oliveira, participam, no dia 10/10, às 8h, da Caravana do IEF. A atividade envolve o plantio de mudas de árvores nativas do cerrado e tem como objetivo despertar em crianças e adolescentes do distrito o interesse pela preservação ambiental.

O viveiro do IEF é o ponto de encontro dos estudantes. Lá serão distribuídas diversas mudas de plantas nativas do cerrado para os estudantes da escola local. Após a distribuição, todos seguem para uma breve caminhada até o local onde as mudas vão ser plantadas.

"Para você, qual a importância da árvore para a sua cidade?"

 
Após o plantio das mudas, será feita a premiação dos vencedores do concurso "Para você, qual a importância da árvore para a sua cidade?".

O concurso, lançado em Sagarana durante o dia da árvore (21/09), premiará a melhor frase e o melhor desenho criados sobre o tema. Os alunos vencedores receberão um kit contendo o livro Parques de Minas.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Banda Forró Lunar se apresenta em Sagarana

A Banda Forró Lunar se apresenta à meia noite do dia 10 de outubro durante a festa de Sagarana. Composta por quatro jovens músicos de Brasília influenciados pelas maiores manifestações culturais do Brasil, o grupo apresenta um repertório variado, com muito samba, forró e MPB Contemporânea.

"Um projeto sólido e autêntico, influenciado pelas maiores manifestações culturais do Brasil, o Samba, o Forró e a MPB Contemporânea". Esse é o objetivo dos quatro jovens que formam o grupo Forró lunar ao unir esses estilos à levadas modernas. O grupo já gravou dois cd's autorais. O primeiro, lançado em 2006, chamado de "Xote Na Lua Ao Vivo' e o segundo, de 2009, "Por Todos Os Cantos".

Nos 5 anos de existência, a banda já dividiu palco com artistas renomados como Dominguinhos, Elba Ramalho, Los Hermanos, Gaviões do Forró, Edson e Hudson entre outros.


Integrantes:

Thiago- Voz, Violão, Guitarra e Cavaco
Giggio- Zabumba, Percussão e Vocal
Figura- Triângulo, Percussão e Vocal
Merê- Contra-baixo e Voz

Também acompanham o Forró Lunar:
Lico do Acordeon- Sanfona
Fernanda Vaz- Flauta Transversal



Contato para shows:
61 4063-8280/ 21 3823-0535/ 71 4062-9899/ 84 3219-3963
shows@sambando.com

Assessoria de Imprensa:
Lília Araújo: imprensa@sambando.com



 


Paulo Freire e Manelim se apresentam durante a festa de Sagarana

O violeiro Paulo Freire apresenta-se com seu mestre de viola do sertão de Minas Gerais, Manoel de Oliveira (Manelim), às 22h do dia 10 de outubro na Festa de Sagarana. Para este encontro, prepararam músicas e causos compartilhados em trinta anos de amizade e aprendizado. Num clima de prosa na roça, tocarão lundus, toques de viola e falarão dos segredos da viola, como o canto da inhuma e o pacto com o tinhoso.

REPERTÓRIO

Inhuma Broca Manoel de Oliveira

A corrida do Sapo e o Veado Manoel de Oliveira

Enfuzado sem Rumo Manoel de Oliveira

Feijão com Arroz Manoel de Oliveira

Brincando com a Viola Manoel de Oliveira

Mosquitão Paulo Freire

Seca Paulo Freire

Um Socó Só Paulo Freire

Vagalume Paulo Freire

Manoelzão Paulo Freire

Manelim

Seu Manelim, como também é conhecido o mestre, é natural de Urucuia – MG. Esta região ficou famosa por ser palco da trama do romance “Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa.

Os ponteados de viola ancestrais de Manoel de Oliveira, trazidos da tradição oral, revelam a natureza do sertão: o toque do papagaio e o canto da inhuma; as danças Quatro, Lundu e Caninha Verde; além do famoso pacto com o capeta - ainda hoje tema recorrente entre os violeiros do Urucuia.

A música de Mestre Manelim é considerada a trilha sonora do grande sertão de Guimarães Rosa.

Paulo Freire

Paulo Freire vem se firmando como um dos principais violeiros do Brasil. É autor de trilhas sonoras para TV, cinema, teatro, espetáculos de dança. Publicou romances, biografias, ensaios, livros de causos. Criou o selo “Vai Ouvindo” e produziu seus próprios CDs. Tem participação em trabalhos de diferentes artistas brasileiros

Apresentou-se na Europa e Estados Unidos, e vem realizando shows, palestras e oficinas de viola e causos pelo Brasil. Um dos responsáveis pelo fato da viola estar ganhando as salas de concerto, Paulo Freire gravou com os violeiros Pereira da Viola, Passoca e Bráz da Viola e também participou da gravação de CDs dos artistas: Arnaldo Antunes, Mônica Salmaso, Luiz Tatit, Ana Salvagni, Maurício Pereira, Wandi Doratiotto, entre outros.

Contato
Paulo Freire
Tel/fax – 19 – 3305-1035

Celular - 19 – 9625-5887

Site – www.paulofreire.com.br

e-mail – pf@paulofreire.com.br

Circuito Guimarães Rosa é assunto de artigo no Scielo

Histórias e paisagens do sertão que se misturam à ficção de Guimarães Rosa. Peculiaridades das cidades, dos vilarejos e dos povos sertanejos representados por um dos maiores escritores mineiros. Vivenciar o Circuito Guimarães Rosa é conhecer o cenário do sertão que desperta “visões diferentes, fortes, emocionantes, que geram amizades, projetos e brincadeiras”. É o que os autores Marily da Cunha Bezerra, cineasta e presidente da Associação dos Amigos da Casa da Cultura do Sertão, Morro da Garça e Dieter Heidemann, professor do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, destacam ao descrever as experiências adquiridas durante 20 anos de estudos e “andanças” pelo Sertão Roseano, no Dossiê Guimarães Rosa publicado publicado no site scielo.